Temas

Novas Tendências dos Produtos e Ingredientes Japoneses

Palestrantes:  Roberto Maxwell e Diogo Bucci  |  Dia: Sexta (07/07)  |  Horário: 13:30 às 14:15

Tóquio é um local onde você pode encontrar novidades a cada visita. E isso também vale para os produtos que encontramos nas lojas de conveniência, nos supermercados, nas feiras, nas lojas das estações de trem, nos depachika (mercado no subterrâneo das lojas de departamento), etc.


Venha fazer um passeio conosco pelas prateleiras de Tóquio, junto com Roberto Maxwell (em vídeo) e Diogo Bucci, para conhecer as novas tendências do Japão.


Além disso, teremos uma conversa com os importadores sobre as perspectivas para a importação de produtos no futuro.

Sabedoria dos Imigrantes e Conceito do Mottainai

Palestrante:  Telma Shiraishi  |  Dia: Sábado (08/07)  |  Horário: 16:15 às 16:45

Neste ano, completamos os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil. E dentre as diversas contribuições dos imigrantes japoneses para a sociedade brasileira, destacamos aqui a culinária.


Pretendemos resgatar essa história e o “ponto primordial” do Washoku no Brasil, para conhecer a culinária e a cultura alimentar dos imigrantes e transmitir o potencial da “culinária nikkei”, que se desenvolveu em constante contato com a cultura brasileira.


Convidamos a chef Telma Shiraishi (Aizomê) para uma colaboração que “transcende o tempo e o espaço” com Hatsue Sato, cujo livro de receitas é um grande clássico da comunidade nipo-brasileira.


Gostaríamos de transmitir sobre a “criatividade” dos imigrantes em buscar ingredientes substitutivos, e o conceito de “mottainai” em extrair o máximo do ingrediente, evitando desperdícios.

Turbinando a Comida Japonesa Na Sua Casa

Palestrantes:  Seidi (GoHanGo) e Paty Akemi (Mori Chazeria)  |  Dia: Domingo (09/07)  |  Horário: 15:00 às 15:45

No “corre-corre da cidade grande”, muitas vezes acabamos recorrendo aos alimentos congelados ou semiprontos, mas isso não quer dizer que precisamos abrir mão de qualidade e sabor.


Às vezes, o “um toque a mais” que você coloca nesses alimentos pode transformar totalmente a sua experiência.


Vamos aprender com o Seidi, do GoHanGo, algumas dicas para turbinar suas refeições com alguns produtos japoneses que podem ser facilmente encontrados em mercearias especializadas em São Paulo.


No entanto, o “um toque a mais” não para por aí! Que tal um chazinho par completar a experiência? A tea sommelière Paty Akemi vai nos apresentar o chá japonês, mostrando como ele pode harmonizar perfeitamente com a refeição. É um toque a mais para trazer um momento relaxante e cheio de sabor!

Kome – Arroz para Beber e Comer

Palestrantes: Alexandre Iida (Adega de Sake) e Toshi Kawanami (Yunagi Edome-Zushi)Dia: Domingo (09/07)  |  Horário: 16:30 às 17:15

O arroz é o principal alimento dos japoneses. Não é à toa que este também é o ingrediente básico do sake (ou Nihonshu), a principal bebida alcoólica típica do Japão, e também do sushi, um dos alimentos mais emblemáticos daquele país.


Vamos mergulhar no universo do arroz com Alexandre Iida (Adega de Sake) e Toshi Kawanami (Yunagi Edomae-zushi) e conhecer mais sobre este alimento, seu potencial, elementos culturais, a diferença com o arroz ocidental, e muito mais!


E é claro! Vai ter degustação de sushi e sake para todos, e degustação especial para três felizardos que forem sorteados!


Não perca o Grand Finale do stand do MAFF no Festival do Japão 2023!

A Verdade sobre o Buri

Palestrantes: Eilon Max Schreiber, com participação de Alexandre Iida (Adega de Sake)Dia: Sexta (07/07), Sábado (08/07) e Domingo (09/07)  |  Horário: 15:30 às 16:15 | 17:15 às 18:00 | 13:30 às 14:15

•O Buri é um peixe que não existe no Brasil, mas é muito confundido com o Olho de Boi (Hiramasa) e o Olhete (Kanpachi), que de forma errada são chamados de Buri.

•É encontrado tanto na natureza como nas ”Fazendas Aquáticas” no Sul do Japão e a qualidade do peixe se deve ao rápido processamento e exportação.

•Atualmente o Japão exporta o peixe para os Estados Unidos, Europa e mais recentemente chegou ao Brasil.

•Aqui no Brasil o Buri é muito apreciado como sushi e sashimi.

* Haverá degustação do peixe (sushi e sashimi)!

Fotos do Buri 1